quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Geoplano

Os alunos do 3º ano, realizaram uma actividade de matemática com o geoplano. Aqui ficam as fotos de alguns trabalhos!









Um dos primeiros trabalhos sobre o geoplano foi do Dr. Caleb Gattegno em 1961. É um recurso didático para o ensino de geometria plana elementar, para o ensino de frações, desenvolvendo o pensamento geométrico e o próprio conhecimento de geometria.

No geoplano utiliza-se borrachas elásticos de preferência de cores variadas que tornam o material mais alegre e divertido.

O geoplano é um meio, uma ajuda didática, que oferece um apoio à representação mental e uma etapa para o caminho da abstração, proporcionando uma experiência geométrica.

Os geoplanos são tabuleiros quadrados, retangulares ou circulares que levam pregos em determinada distribuição para que se possam prender os elásticos podendo ser confeccionadas em madeira natural ou pintados. A palavra geoplano vem do inglês “geoboards” ou do francês “geoplans” onde “geo” vem de geometria e plano, tábua ou tabuleiro ou superfície plana dando a origem da palavra.

O geoplano representa um espaço geométrico no qual se marcam pontos por meio de pregos e algumas retas por meio de marcas no tabuleiro. Entre os pregos se podem esticar elásticos do tipo atilhos que permitem a representação de situações concretas.

O geoplano é um modelo matemático que permite traduzir ou sugerir idéias matemáticas, constituindo-se em um suporte concreto para a representação mental, um recurso que leva à realidade idéias abstratas.

Sem comentários:

Enviar um comentário