No dia 13 de Janeiro os alunos do 3º ano da turma A foram visitar o Ecocentro-Armarsul da Moita. Neste dia, todos aprendemos como é separado tudo o que colocamos nos ecopontos antes de ir para as fábricas recicladoras.
Todos os alunos gostaram da visita e tiveram direito a uma mochila, uma carteira e uma caneta.
A AMARSUL é a responsável pela recolha dos contentores do Ecoponto (papel/cartão, plástico/metal e vidro) e fá-lo através de viaturas equipadas com caixas compactadoras que permitem um maior armazenamento das embalagens, à excepção do vidro que, por questões de viabilidade técnica, é recolhido e armazenado numa caixa aberta.
Os aterros sanitários são obras de engenharia que permitem a deposição de resíduos sólidos urbanos de uma forma controlada, assegurando a protecção ambiental de acordo com a legislação em vigor.
O Ecocentro é um parque de contentores de grandes dimensões, destinados a receber separadamente diversos materiais para posterior tratamento e reciclagem. O Ecocentro é o local mais adequado para depositar objectos volumosos como “monstros” domésticos, entulhos de construção, ramagens de árvores, aparas de jardim, resíduos de embalagens (vidro, plástico, metal, cartão), jornais e revistas e óleos alimentares. Existem Ecocentros nos municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Seixal e Sesimbra.
O composto proveniente dos resíduos orgânicos tratados e valorizados na Central de Compostagem é vendido, principalmente a agricultores, e utilizado nos solos como fertilizante.
Através do Sistema de Aproveitamento Energético de Biogás existente no Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos no Seixal é possível transformar o biogás produzido no aterro em energia eléctrica, que posteriormente é transferida para a Rede Eléctrica Nacional. Neste momento, é possível satisfazer as necessidades de cerca de 4.000 famílias.
www.armarsul.pt
sábado, 23 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário