domingo, 28 de fevereiro de 2010

Animais




Esta semana, tivemos a visita do último animal doméstico dos alunos da nossa turma.
O Pedro levou o seu piriquito Zu, que é muito envergonhado.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Animais

Esta semana tivemos a visita de mais dois animais na nossa sala.

A Cintia e o Rafael Tavares troxeram a Fera, uma caturra que só nos queria picar :)Mas gostamos da sua companhia!



A Daniela trouxe a rua ratinha Xana que é muito divertida! Com as suas brincadeiras animou o nosso dia de aulas!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Carnaval

No dia 12 de Fevereiro comemorámos o Carnaval na nossa escola com um desfile com fatos de material de desgaste, um baile e lanche colectivo.
Todos os fatos estavam espectaculares, estão de parabéns!Agradecemos aos pais, avós e alunos pela dedicação que demonstraram na elaboração dos fatos.

No desfile foram eleitos 3 pares de cada turma, pois foi dificil fazer a selecção perante os fatos apresentados. O grupo do juri (alunos) escolheu o primeiro par, as professoras escolheram o segundo e as auxiliares o terceiro.

Após o desfile fomos lanchar no refeitório. Agradecemos os docinhos,salgados e sumos que todos trouxeram! Agradecemos também a ajuda da Zu, da Luísa e da Dita!

Por fim, todos os alunos mascarados bailaram e brincaram!


Animais

A semana passada os alunos da turma A iniciaram o estudo dos animais. Foi proposto pela professora que cada aluno trouxesse um animal doméstico para mostrar aos colegas.
A Soraia trouxe a sua tartaruga Doidinha.


O Diogo trouxe o Kiko, um hamster.



O Jorge trouxe o seu pássaro Elvis que animou a nossa aula. Ele canta muito bem!



Em todo o planeta Terra, e em todo o lado existem seres vivos e seres não vivos.

Seres vivos- Nascem, crescem, alimentam-se, respiram, reproduzem-se e morrem.
Ex: Plantas e animais.

Seres não vivos- São seres que não têm vida. Não crescem, não se alimentam e não se reproduzem.
Ex: Rochas, objectos, etc.

1- Os animais

Os animais são seres vivos e diferenciam-se das plantas porque podem deslocar-se. No mundo há mais de um milhão de espécies de animais.
Os animais podem classificar-se de várias maneiras:
 Segundo o lugar onde vivem
 A sua alimentação
 Forma de se reproduzirem

2- Animais domésticos e selvagens

Animais domésticos – São animais que vivem com as pessoas.
Exemplos: galinha coelho

Animais selvagens – São animais que vivem em liberdade na Natureza. Podem viver na selva, no campo, nos rios, etc. Exemplos: girafa esquilo peixe

3- Classificação dos animais

Animais vertebrados – São todos os animais que têm esqueleto interno.

Há 5 tipos de animais vertebrados:

Mamíferos – nascem do ventre da mãe e alimentam-se do seu leite quando são pequenos. Respiram por pulmões e deslocam-se andando ou nadando.
Exemplos:cavalo ovelha porco foca baleia

Aves- Têm o corpo coberto de penas. Nascem de ovos e respiram por pulmões. Quase todas as aves se deslocam voando. Exemplos: cisne galinha peru

Répteis- Têm o corpo coberto de escamas e respiram por pulmões. Nascem de ovos e deslocam-se andando como o lagarto, rastejando como as serpentes e nadando como as tartarugas.
Exemplos:serpente lagarto tartaruga

Peixes – Têm o corpo coberto de escamas e respiram por guelras. Nascem de ovos e deslocam-se nadando com a ajuda de barbatanas.
Exemplos:

Anfíbios – Têm a pele nua e viscosa, precisando de a ter sempre molhada. Nascem de ovos que são depositados dentro de água.
Exemplos: rã sapo

Animais invertebrados – São todos os animais que não têm esqueleto interno. Nascem de ovos mas entre eles existem grandes diferenças.

Existem três tipos de animais invertebrados:

Vermes – Têm o corpo com a forma alongada, não tem patas e deslocam-se arrastando o corpo. Muitos vermes vivem na terra e outros na água.
Exemplo: Minhoca

Moluscos - Têm o corpo mole e alguns possuem uma concha para se protegerem como o caracol. Há moluscos terrestres e moluscos aquáticos. A lula e o caranguejo são moluscos aquáticos.
Exemplos: Caracol caranguejo lula

Insectos – Têm tamanhos variados, mas normalmente são pequenos. Todos eles têm 6 patas e 2 antenas. As antenas servem para cheirar e sentir as coisas. Muitos dos insectos têm asas para voar. Exemplo: formiga aranha borboleta escaravelho


4- Deslocação dos Animais

Os animais podem deslocar-se:
 Andar
 Voar
 Rastejar
 Nadar
 Correr

5- Alimentação dos animais

Animais carnívoros - Alimentam-se da carne de outros animais.

Ex: Leão, lobo

Animais herbívoros – Alimentam-se de plantas.

Ex: Urso e chimpanzé

Animais graminívoros – Alimentam-se de grãos.

Ex: Galinha, pato.

Animais insectívoros – Alimentam-se de insectos.

Ex: Sapo, camaleão.


6- Nascimento

Animais ovíparos – São todos os animais que nascem de ovos.

Animais vivíparos – São todos os animais que nascem do ventre da mãe.



Cadeias Alimentares

As plantas são os únicos seres vivos que produzem os seus próprios alimentos.

Num ambiente natural, as plantas são os produtores, pois fabricam os seus alimentos através da água e dos sais minerais.

Alguns animais como os coelhos, as ovelhas, os ratos do campo e algumas aves, alimentam-se de plantas.

Muitos animais alimentam-se da carne de outros animais. Por exemplo um coelho pode ser comido por uma cobra e esta pode ser comida por uma águia.

Os animais herbívoros são consumidores de 1ª ordem.

Os animais carnívoros são consumidores de 2ª e 3ª ordem.

A energia contida nos alimentos passa das plantas para os animais. A erva serve de alimento ao coelho e este é comido pelo homem.

A esta passagem de energia de uns seres para os outros através da alimentação chama-se Cadeia Alimentar.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Texto Colectivo "O Lobo no rio Encantado"


Jorge e Liliana


João e Rafael Salvador


Alexandre e Diogo



Pedro e Ricardo



Inês e Cintia

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Dia da Paz

Para festejar o Dia da Paz e da Não Violência que se celebra no dia 30 de Janeiro, os alunos da turma A e B reuniram-se para ouvir a história do "Livro da Paz". Todos os alunos recortaram uma pomba e enfeitaram com penas. Nessa pomba cada um escreveu o que significa para ele a "PAZ". No final, colocaram a pomba num balão e levaram a mensagem para casa.

DIA DA NÂO VIOLÊNCIA E DA PAZ
Como é sabido, uma das metas do sistema educativo é  o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, devendo os educadores favorecer estratégias e actividades que permitam o surgir de sentimentos de solidariedade.
Assim, educar para os valores promovendo nos jovens uma formação que favoreça o emergir de sentimentos de solidariedade e de justiça entre os povos é uma tarefa que cabe a todos e à escola.
É importante impedir atitudes de racismo, discriminação, intolerância, violência e  interiorizar valores de cidadania.
O dia 30 de Janeiro assinala o dia da educação, para fomentar nos alunos, uma cultura de paz e contra todo o tipo de violências. Sabemos que esta não é a tarefa de um dia , mas de todos os dias …

Geoplano

Os alunos do 3º ano, realizaram uma actividade de matemática com o geoplano. Aqui ficam as fotos de alguns trabalhos!









Um dos primeiros trabalhos sobre o geoplano foi do Dr. Caleb Gattegno em 1961. É um recurso didático para o ensino de geometria plana elementar, para o ensino de frações, desenvolvendo o pensamento geométrico e o próprio conhecimento de geometria.

No geoplano utiliza-se borrachas elásticos de preferência de cores variadas que tornam o material mais alegre e divertido.

O geoplano é um meio, uma ajuda didática, que oferece um apoio à representação mental e uma etapa para o caminho da abstração, proporcionando uma experiência geométrica.

Os geoplanos são tabuleiros quadrados, retangulares ou circulares que levam pregos em determinada distribuição para que se possam prender os elásticos podendo ser confeccionadas em madeira natural ou pintados. A palavra geoplano vem do inglês “geoboards” ou do francês “geoplans” onde “geo” vem de geometria e plano, tábua ou tabuleiro ou superfície plana dando a origem da palavra.

O geoplano representa um espaço geométrico no qual se marcam pontos por meio de pregos e algumas retas por meio de marcas no tabuleiro. Entre os pregos se podem esticar elásticos do tipo atilhos que permitem a representação de situações concretas.

O geoplano é um modelo matemático que permite traduzir ou sugerir idéias matemáticas, constituindo-se em um suporte concreto para a representação mental, um recurso que leva à realidade idéias abstratas.

Projecto de Educação Sexual

No dia 22 de Janeiro, todos os alunos da escola (pré-escolar e 1º ciclo) reuniram-se na biblioteca para ver o filme "Então é assim!..." sobre educação sexual.É uma co-produção dinamarquesa-canadiana que aborda temas como a sexualidade, a reprodução, os abusos-sexuais e também fala sobre o afecto e o amor.
Depois do filme, vimos a ecografia do Afonso quando estava na barriga da sua mãe. No final, todos os alunos demonstraram já ter alguns conhecimentos sobre o seu corpo, sobre os afectos, atitudes e comportamentos correctos que devemos ter com os nossos amigos e familiares.









Como nascem os bebés?
Esta foi uma questão que cada aluno respondeu e ilustrou. Aqui ficam as nossas opiniões e respostas.