sábado, 23 de janeiro de 2010

No dia 13 de Janeiro os alunos do 3º ano da turma A foram visitar o Ecocentro-Armarsul da Moita. Neste dia, todos aprendemos como é separado tudo o que colocamos nos ecopontos antes de ir para as fábricas recicladoras.
Todos os alunos gostaram da visita e tiveram direito a uma mochila, uma carteira e uma caneta.




A AMARSUL é a responsável pela recolha dos contentores do Ecoponto (papel/cartão, plástico/metal e vidro) e fá-lo através de viaturas equipadas com caixas compactadoras que permitem um maior armazenamento das embalagens, à excepção do vidro que, por questões de viabilidade técnica, é recolhido e armazenado numa caixa aberta.



Os aterros sanitários são obras de engenharia que permitem a deposição de resíduos sólidos urbanos de uma forma controlada, assegurando a protecção ambiental de acordo com a legislação em vigor.
O Ecocentro é um parque de contentores de grandes dimensões, destinados a receber separadamente diversos materiais para posterior tratamento e reciclagem. O Ecocentro é o local mais adequado para depositar objectos volumosos como “monstros” domésticos, entulhos de construção, ramagens de árvores, aparas de jardim, resíduos de embalagens (vidro, plástico, metal, cartão), jornais e revistas e óleos alimentares. Existem Ecocentros nos municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Seixal e Sesimbra.
O composto proveniente dos resíduos orgânicos tratados e valorizados na Central de Compostagem é vendido, principalmente a agricultores, e utilizado nos solos como fertilizante.
Através do Sistema de Aproveitamento Energético de Biogás existente no Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos no Seixal é possível transformar o biogás produzido no aterro em energia eléctrica, que posteriormente é transferida para a Rede Eléctrica Nacional. Neste momento, é possível satisfazer as necessidades de cerca de 4.000 famílias.

www.armarsul.pt

Tangram

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas e sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. A verdade é que não se sabe ao certo como surgiu o Tangram.

A semana passada os alunos, com as sete peças do Tangram, fizeram figuras e colaram numa folha colorida. Fizeram coelhos, casas, pessoas e árvores. Ficaram trabalhos muito bonitos. Em grupo, e com as peças em madeira, também construiram várias figuras.Todos os alunos participaram com entusiasmo.




Natação

No 2º período a turma A, todas as terças-feiras, vai às aulas de natação. Todos os alunos estão a gostar de participar. Aqui ficam algumas fotos.



sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Durante o segundo período vamos todas as terças-feiras às 14:30 para a piscina e por volta das 16:30 voltamos para a escola.
Os professores chamam – se: António, Hugo e Rui.
Os professores são muito simpáticos. No primeiro dia fizemos o aquecimento e andámos agarrados à parede. No segundo dia andámos a nadar com um esparguete e agarrados à parede. A outra turma nadou com um esparguete e saltaram para a piscina.
João Fortunato
Nós vamos à nataçao às terças-feiras às 14:30.
Os professores chamam-se António,Hugo e Rui. O meu professor é o António.
Entramos para os balneários e antes de ir para a piscina tomamos banho.
Depois fazemos o aquecimeto . Entramos na piscina e metemos as braçadeiras. O professor dá o esparguete para colocarmos debaixo dos cotovelos.
No fim da aula vamos tomar banho e regressamos à escola.
Alexandre Silva
Durante o 2º período, todas as terças-feiras vou à natação às duas e meia e voltamos para a escola às quatro e meia.
Antes de entrar na água tomo duche, visto o fato de banho e vou para a piscina.
Os professores chamam-se Rui,Hugo e António,o meu professor é o António. Nas aulas nado e usamos o esparguete.
As regras são não correr à volta da piscina, não ir para dentro da água sem o professor mandar e ir à casa de banho antes de ir para dentro de água.
Eu gosto de ir à natação.
Liliana Constantino

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis

Olá, aqui estamos nós para vos mostrar mais novidades.
Hoje foi Dia de Reis e na escolinha do Lau todos os meninos foram Reis/Rainhas.
Todos os alunos fizeram uma coroa, ficaram todas muito bonitas!
Mais tarde, a turma do pré-escolar cantou uma canção dos Reis e lemos a lenda do bolo-rei.
Ao lanche, comemos uma fatia de bolo-rei.