domingo, 29 de novembro de 2009

Capítulo 2 do livro "Os primos e a Bruxa Cartuxa"



Depois do arbusto abrir apareceu uma luz branca que os obrigou a pestanejar e sentiram um formigueiro... Quando deram conta estavam num jardim!
Lá havia uma panela furada no topo, uma roda de camião, bolas de lã, vassouras partidas e quase carecas. Três gatos andavam à luta pelo baloiço, cinco á volta das bolas de lã e um debaixo da árvore. Uns eram pretos, outros brancos, dois eram malhados e um era amarelado.
De repente ouviram-se risos. - Ih! Ih! Ih!
Quando viram era uma bruxa com um chapéu com bico e fato preto. A Bruxa Cartuxa convidou os primos a irem à casa dela e lá foram eles.
De seguida, a bruxa Cartuxa empurrou os ramos e os primos deram alguns paços. O Gonçalo disse à Matilde:
- Se não gostarmos fingimos que comemos o lanche.
Depois viram uma casa feita de madeira e o telhado de palha.
A Bruxa Cartuxa disse:
- Afralibum, afralilanche, põe-te toalha e traz o meu lanche.
Isto é o nosso lanche!
João Fortunato 3º ano




Os primos abriram um muro de verdura. Depois apareceu uma luz branca e sentiram um formigueiro nos pés e por trás do muro apareceu um quintal que lhes parecia um recreio. Nesse quintal havia vassouras partidas, uma panela furada e um peneu de uma camioneta pegada a uma árvore.
Os primos viram gatos por todo o lado eram: 3 brancos, 3 pretos, 2 malhados e 1 amarelado. Depois viram atrás da laranjeira uma casa. O telhado era com palha e a casa era feita de madeira. Ouviram um som: - Ih, ih, ih. Depois apareceu uma menina com um fato de bruxa. A bruxa disse: -Eu chamo-me Cartuxa. Ela tinha o cabelo ruivo e olhos azuis. Convidou os dois primos para lanchar na sua casa e eles aceitaram.
Ela disse: - Afralibum, afralilanche, põe-te toalha, traz o meu lanche! Depois ficaram espantados com o lanche da bruxa Cartuxa.

Quando os primos abriram o muro de verdura eles não se assustaram porque viram que era um quintal. Esse quintal tinha um baloiço e novelos de lã. Os primos nem repararam que havia uma laranjeira a esconder uma casa. Mais tarde ouviram um som esquisito atrás de uma árvore.
- Ih, ih, ih, ih! Apareceu uma menina vestida de bruxa da cabeça aos pés. Tinha olhos azuis, o sorriso sorridente, olhos brilhantes e cabelo ruivo. Os dois olharam um para um outro!
A bruxa disse : - Então vêm ou não vêm?
Os primos deram passos e viram o caldeirão com líquido verde escuro e um fumo verde claro. A bruxa disse umas palavras mágicas: - Afralibum ,Afralilache ,põe-te toalha, traz o meu lanche. Os primos disseram: - Nunca comemos um lanche assim!
Rafael Salvador 3º ano

domingo, 22 de novembro de 2009

Os primos e a Bruxa Cartuxa



A Turma do 2º e 3º A começou a ler este livro "Os primos e a Bruxa Cartuxa". Há duas semanas lemos o 1º capítulo e aqui ficam os resumos de alguns dos alunos.

Era uma vez dois primos. Eles chamavam-se Matilde e Gonçalo. Num sábado foram para casa dos seus avós e lá havia um grande e velho celeiro onde guardavam várias coisas velhas.
Certo dia resolveram dar um passeio de bicicleta. Depois de muito andar pela floresta mágica encontraram um muro de verdura que tinha flores e picos. De lá ouviram um barulho: - Rinhau, rinhau….
Alexandre da Silva 2º Ano

Era uma vez um menino que se chamava Gonçalo e a prima Matilde. O Gonçalo estava muito feliz porque a prima vinha casa dele andar de bicicleta. Quando iam andar de bicicleta as rodas estavam vazias. Decidiram ir à garagem encher os pneus das bicicletas.
O caminho era estreito de mais. Eles falavam através das campainhas. Quando chegaram ao fim do caminho encostaram as bicicletas a uma árvore. Quando encostaram as bicicletas ouviram um barulho atrás do arbusto: Rinhau, rinhau. E eles não sabiam o que era aquilo. Estavam curiosos!
Diogo Ferreira 3º ano

A Matilde chegou a casa da avó primeiro que o Gonçalo, espreitou no jardim, não o encontrou, espreitou nas grades tão feliz, ia andar de bicicleta com o Gonçalo.
O Gonçalo chegou, correu até às grades da casa da avó. O Gonçalo e a Matilde foram buscar as bicicletas. As rodas estavam vazias. O Gonçalo disse à Matilde que ia encher as rodas da bicicleta.
Na garagem havia carros, raquetas tortas, um relógio partido e bolas vazias. O Gonçalo encheu as rodas das bicicletas.
O Gonçalo e a Matilde foram andando até que chegaram à floresta mágica, havia flores com picos e um muro de verdura. Eles ouviram rinhau, rinhau. O Gonçalo teve uma ideia, pegou no pau e mexeu nas folhas para tentar ver o que era…
Iuri da Silva 3º ano

Num dia de sol a Matilde e o Gonçalo combinaram andar de bicicleta. As rodas das bicicletas estavam vazias e eles foram encher as rodas na oficina. Na oficina estavam raquetas tortas, carros, moldura sem vidro e um relógio avariado. O Gonçalo foi buscar a bomba. A seguir encheram as rodas.
De seguida eles foram à floresta de bicicleta. Cada vez a estrada ficava mais estreita: eles falavam com as campainhas.
Mais tarde a estrada acabou. Eles viram um arbusto com picos. De trás dos arbustos ouviu-se rinhau rinhau. Eles fizeram um buraco no arbusto com um pau para tentar ver alguma coisa…
João Fortunato 3º ano

Um dia, os primos tiveram uma ideia, foram à garagem buscar as bicicletas e foram dar um passeio. O caminho tornava-se cada vez mais apertado, por isso eles não andavam um ao lado do outro. Separaram-se e comunicaram com as campainhas. Chegaram ao fim do caminho e a Matilde disse que era melhor voltar para trás mas depois ouviram um rugido e ficaram curiosos. O barulho vinha de trás de um ramo de folhas, mas eles não podiam tocar porque tinham espinhos. Decidiram usar um pau para afastar os espinhos para ver do que era o barulho…
Rafael Salvador 3º ano

domingo, 15 de novembro de 2009

O nosso Lanche





Depois das histórias dividimo-nos em 2 grandes grupos. Cada aluno fez fantoches e desenhou um cenário. Aqui ficam os trabalhos da nossa turma!


sábado, 14 de novembro de 2009

S Martinho

No dia 11 de Novembro, depois de todos os alunos chegarem, fomos ver em power point a Lenda de São Martinho e a história da Maria Castanha.


Castanhas

Cada aluno fez uma castanha. Pintaram com cotonetes e colaram papel de lustro.



Magusto

Durante esta semana a nossa turma relembrou a lenda de S. Martinho. Num trabalho a pares, a turma fez o resumo da lenda.
Aqui fica o nosso trabalho!


domingo, 8 de novembro de 2009

Livro

Há duas semanas atrás, foi contada a todos os alunos da escola, a história do livro "Para onde foi o Zézinho?..."de Nicholas Allan. Esta história conta a viagem que um pequeno espermatezóide faz até chegar ao óvulo.
Esta semana terminámos a construção do livro onde todos (pré-escolar e 1º ciclo) participámos no reconto e na elaboração dos desenhos.
Nas próximas semanas os alunos terão oportunidade de levar o livro para casa e partilharem-no com a sua famíla. Aqui ficam as imagens do excelente trabalho dos nossos artistas.

sábado, 7 de novembro de 2009

Alimentação

De 12 a 16 de Outubro fizemos várias actividades relacionadas com a alimentação.

Construímos uma Pirâmide dos alimentos para colocar no nosso refeitório.



No dia 15 de Outubro, a mãe da Cíntia e do Rafael, veio à nossa sala ajudar-nos a fazer uma salada de frutas. Obrigada a todas as avós e mães pela fruta para a nossa saladinha.
Obrigada à mãe da Cintia e do Rafael!
No final fomos à sala da Turma B e do C.A.I.C. mostrar a nossa Salada de Frutas que partilhámos com todos os alunos da escola.